Tô atrasada no meu post sobre direitos humanos e derivados..Mas vamos lá! :)
Nosso dia vai chegar
Teremos nossa vez.
Não é pedir demais:
Quero justiça,
Quero trabalhar em paz.
Não é muito o que eu lhe peço
Eu quero trabalho honesto
Em vez de escravidão.
Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance.
De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fabrica?
(Trechinho de "Fábrica", de Legião Urbana)
Essa letra trata de uma realidade mais específica, no entanto, somos perpassados por algumas coisas que estão aí presentes, como o grito por justiça, que parece existir, mas para poucos; a luta por trabalho, por alguma parcela de dignidade; a própria luta de classes, que querendo ou não, define as relações sociais e a questão da indiferença, que nos faz refletir sobre o tipo de sociedade que temos, sobre muros cada vez mais altos, que nos protege dos "bandidos" e nos afastam cada vez mais uns dos outros. Não queria uma reflexão oriunda de pensamentos que fico remoendo, queria que todos participassen do mesmo "algo", por isso uma letra, dentre tantas letras, que diz algo, que muitas vezes não queremos ouvir e que por isso tapamos os ouvidos.
A situação da juventude, hoje, é arrasadora, os números de homicídos demonstram que os jovens estão morrendo e morrendo e morrendo; demonstram que esses mesmos jovens são os agressores/autores e as vítimas da violência; demonstram que se você for jovem, negro, homem e pobre é muito díficil você ter um futuro; demosntram que há uma criminalização da juventude pobre, que revelam o que existe no imaginário da sociedade, sociedade que condena antes mesmo de saber o que aconteceu.
É preciso que nos aproximemos dessa realidade. É preciso ter olhos pra enxergar, ouvidos para escutar, boca para se fazer ouvir e tato, no trato com os outros. Que sociedade estamos (des)construindo? A juventude representa cerca de 40% da população do país, poderia ser uma força imensa, capaz de promover mudanças, mas enquanto olharmos para esses jovens(e para nós mesmos) com esse olhar de indiferença e preconceito, estaremos sem futuro, sem perspectivas e sem forças..fracos.
x* namastê *x
Ps: O jogo do Brasil vai empatar.. O Placar será: Brasil 2x2 Costa do Marfim.