quarta-feira, 2 de junho de 2010

Direitos Humanos

Bem, segunda e terça participei do seminário de direitos humanos da UFRN, universidade da qual faço parte, e hoje participei do "diálogos abertos", cuja temática era violência infantojuvenil - crise de civilização?, promovido pela CODEM (Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias). Diante disso, várias falas e posicionamentos foram colocados que nos levam a reflexões, como a questão do "extermínio" da juventude, isto é, os jovens (principalmente na faixa dos 15 aos 24 anos) do nosso pais estão sendo mortos, quando não sofrendo e praticando violências; a questão que é sempre colocada da fragilidade da rede sócio-assistencial, que realmente ocorre, inclusive com sobreposições de papéis e que é responsável, também, pela revitimização das pessoas que procuram esses orgãos (ONGs, Conselhos, Centros de Referências, Delegacias, etc etc etc); a questão de que os direitos humanos, que deveriam ser garantidos e assegurados para todos, são direitos de uma parcela mínima da sociedade; e tantas outras questões, que eu já tinha escutado e que cada vez mais vêm ganhando ressonância dentro de mim e na minha conduta.

O Meu blog também tem que ser um espaço de discussão e reflexão com quem quer discutir e refletir e isso estava sendo meio deixado de lado por mim. Acho que chega um momento em que você tem sim que se posicionar, se organizar e agir! Mas não é agir sozinha e loucamente por aí não, porque isso não tem efetividade e precisamos de efetividade nas nossas ações. Queria convidar a quem quiser para se juntar a mim nessa reflexão sobre direitos humanos, cidadania e mobilização/participação política. Quem sabe possamos utilizar a internet e os blogs (por que não?) para levar essa discussão a cada vez mais pessoas, numa corrente de auxilio e parcerias.. Quem sabe? 

x* namastê *x
ps: vou fazer um post com algum tema de discussão, a cada 15 dias, pelo menos..Já vi que existem projetos na blogosfera que atuam +- assim, tem um tema e aí vários blogs escrevem sobre aquele tema em um determinado dia (né lucas?), bem, que tal pessoal?

:)

4 comentários:

Lucão disse...

Boa ideia, minha querida. Acho que é uma boa contribuição. A gente fica esperando que alguém faça ou que as coisas comecem a mudar e acabamos nao usando o que temos pra começar essa mudança ou pra, pelo menos, expressar que queremos mudar
:)

parabéns e estou contigo

Anônimo disse...

Lu,

Dá uma olhada nos movimentos sociais que já se organizam aí na sua região. Geralmente eles tem muito acúmulo a respeito da defesa dos direitos humanos e defesa das minorias (que na verdade acabam sendo maiorias).

Sugestão: busca conhecer o pessoal do MST, as meninas da Marcha Mundial de Mulheres, a galera do Movimento Negro e outros... Eles tem muito a dizer!

Um beijo!

Sylvia Araujo disse...

Ah, que legal ler sobre discussão de direitos humanos, cidadania e responsabilidade social em um blog. O primeiro passo para uma ação mais efetiva é sempre pensar sobre o assunto. Depois, como disse o querido Fouad, é pesquisar trabalhos de apoio e defesa de minorias que têm constantemente seus direitos violados e colocar a mão na massa! Voluntariamente ou como eu, uma profissional que trabalha com o social. ;)

Parabéns pela iniciativa e pelo blog.

Beijoca, flor!

Franzé Oliveira disse...

Que bacana menina.
Estamos tão perto e nunca me dei conta disso.
Um blog interessante e coerente.
Mostra a força da juventude quando bem direcionada.
Força. Estarei sempre aqui te acompanhando.
Que não fique só em palavras, entende?

Um beijo no coração.